CONFLITOS INTERIORES QUE DESGASTAM O ORGANISMO

CONFLITOS INTERIORES QUE DESGASTAM O ORGANISMO



Um amor errado.
Uma grande perda, luto, uma separação, uma insatisfação persistente no trabalho.
Número extremamente elevado de condições que podem dar não só ansiedade, tristeza, melancolia, mas também de doenças psicossomáticas, como erupções cutâneas, respiratórias e problemas digestivos, distúrbios do sono.
Como bem explica a psychoneuroendocrinology e medicina psicossomática, sentimentos e emoções negativas, especialmente quando expressos, podem enraizar-se no corpo.
' Todo mundo é uma unidade inseparável entre mente e corpo: para isto, saúde ou doença são também uma expressão de bem-estar psicológico ou mal-estar, "explica Antonino Minervino, principal unidade operacional do psiquiatria 25, Casalmaggiore (CR) e membro do Conselho da Società Italiana di Medicina Psicosomatica.
«Em desconforto psicológico, por exemplo, há um considerável aumento de cortisol, um hormônio que em quantidades excessivas, inibe o sistema imunológico. E então mais vulnerável a doenças infecciosas."
Mas os sintomas não devem ser combatidos é simplesmente porque eles também são um sinal que envia-no nosso inconsciente nos dizer para mudar.
Temos de aprender a combinar o sintoma com seu significado profundo. Ficando doente nesses casos deve tornar-se o desejo de abandonar as atitudes negativas, ruazinhas considera-se que seja a sua natureza mais profunda. Embora, você sabe implementar este processo muitas vezes não é só uma inclinação muito bom para a introspecção e a auto-análise, mas você precisará do guia, suporte especializado.
Eis a explicação psicossomática de algumas das doenças mais comuns e seus significados.

DORES DE CABEÇA. Dor de cabeça e enxaqueca podem sinalizar a necessidade de reduzir o excesso de racionalidade, a necessidade de dar mais voz a intuição e as emoções. Geralmente, quem sofre de dor de cabeça é aquele que deve manter tudo sob controle sem jamais delegar, é muito realista, aproveitada em um projeto de vida com padrões elevados e a conseqüente dificuldade em atingir seus objetivos. Muitas vezes são pessoas que, desde a infância, as expectativas dos pais tem sido exagerada, "diz Anna Zanardi, psicólogo e autor do ensaio"a linguagem dos órgãos", recentemente publicado por novas técnicas."Muitas vezes, eles observam uma série de características recorrentes: componentes de ansiedade severas, ambição, aspiração para dominar, tendência ao perfeccionismo, grande tensão nervosa e uma forte tendência para suprimir sentimentos negativos como inveja e hostilidade, especialmente direcionado às formas de realização intelectual, diz Minervino. insônia.
A insônia é um distúrbio que afeta, de preferência, aqueles que não posso deixar ir e acompanha a depressão. Muitas vezes, quem sofre de insônia também é uma pessoa profundamente insegura, que é resistente ao exausto e exposta aos riscos de vida.

TORCICOLO.
Quem tende a somatizar nos músculos e tem um modelo de vida difícil, com uma tendência para o perfeccionismo e auto-controle, um "mestre de si mesmo", assim, negar impulsos agressivos e expressões de decepção e irritação. «Aparecem como pessoas infinitamente disponíveis, mas, geralmente, esses traços de caráter são o resultado de uma mais íntima, até mesmo constrição conhecida como tal, ao invés de uma abertura espontânea em relação aos outros.» Dentre os transtornos mais frequentes, torcicolo, dor de garganta frequentemente alterna. "Essas doenças representam uma exacerbação de"manter a cabeça no lugar", ou" não abaixe a cabeça, "atitudes que são em grande parte não deve ser evitada, mas que ocorrem então nada sutil revelam a presença de um desajuste emocional, que se torna um pedido constante a próprios para maior esforço e desejo," diz Minervino.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS. Simbolizam a dificuldade de enfrentar sozinho os obstáculos e lutas, pequeno ou grande, que a vida inevitavelmente requer: é muito forte, na verdade, a equivalência de respiração com autonomia. «O exemplo mais clássico é a asma, uma doença complexa que muitas vezes também pode ter uma base alérgica, mas "oculta" na história da maioria destas pessoas infantil conflituosa uma experiência com a mãe ou com figuras equivalentes.
Outro exemplo comum é representado pela tosse nervosa, uma indicação de uma grande tensão e tentativa de livrar-se de estranhos ou desejos percebidos como perigosos.
Não surpreendentemente, os sentimentos de raiva ou ira que não pode expressar em palavras muitas vezes são a base da tosse crônica, "disse Minervino.


Urticária,
Psoríase e outras doenças de pele.
A pele é um dos mais importantes órgãos de expressão emocional.
Pele e sistema nervoso se desenvolvem a partir do mesmo grupo de células do embrião, a ectoderme: é como se fossem duas faces, uma exterior e outra interior, da mesma função. É por isso que sua pele é o limite entre o interior e o exterior, o espelho da alma e ferramenta de comunicação de grande. Mas qual é o problema para aqueles que sofrem, por exemplo, de um transtorno específico, tais como urticária? "São pessoas com tendência a adotar atitudes passivas em relações humanas. Tem um componente de forte ansiedade associada com uma tolerância pobre a ansiedade em si, uma grande vulnerabilidade na relação de emoção e um alto grau de insegurança. Em particular, o sintoma típico de prurido, urticária, indica uma falta de propensão para manter uma tensão emocional, irritabilidade, ansiedade, problemas sexuais, sentimentos de culpa, medo e raiva e inibição da agressão, muitas vezes acompanhada de um obsessivo», diz Minervino.

Alergias. Expressar uma reação agressiva para defender simbolicamente, o que atrai e que, juntos, podem ser percebidas como perigoso. «Expressa temor da pessoa a ninguém, nem aos seus parceiros. Não é incomum para a pessoa alérgica a reconhecer sua necessidade de intimidade, mas é, ao mesmo tempo, como um estranho, um forasteiro, "disse Zanardi. Adiciona Minervino: «aqueles que sofrem de problemas alérgicos geralmente traz em si uma profunda necessidade proteção mais ou menos, cuidado atencioso e protetor.
Muitas vezes essas pessoas hipersensíveis, que têm dificuldade com relacionamentos que envolvem muita distância '.

PROBLEMAS DE CORAÇÃO.
Muitas vezes se manifesta severamente "problemas cardíacos" recolhido suas emoções e impulsos instintivos, ele está arraigado por trás de uma cortina impenetrável. Psicossomaticamente, que sofre de angina pectoris é frequentemente descrito como um indivíduo que, em vida, tomou-se particularmente "ao coração" algo ou alguém e, por esse motivo, isolado, pelo menos psicologicamente, por tudo e todos. Esta pessoa tende, portanto, para evitar relacionamentos, para interiorizar muita agressividade e egoísta, somente em raras ocasiões, "disse Zanardi. Ao contrário do perfil psicossomático de quem foi atingido por ataque cardíaco. «Ataque de coração, muitas vezes, é o ponto de chegada do sofrimento interiores crônicas prolongadas.
Quem foi atingido, muitas vezes tem muito arraigado medo de perdas, que se transforma em uma depressão mascarada. Uma pessoa é insegura, dependente e vulnerável, mas que tende a negar e reprimir essas características e necessidades. Até para si mesmo."GASTRITE e outros distúrbios digestivos.Sofrer, com alguma frequência, de gastrite, azia e outros distúrbios digestivos denota uma atitude desistente, muitas vezes, a falta de confiança em seu potencial. Zanardi observa: ' sofrem de doença gástrica está dividido entre dois pólos opostos: reprime a agressividade, ou explode em reações de hiperagressividade. Muitas vezes sente-se rejeitado por outros, tem forte dependência necessidades e segurança; é profundamente frustrado por quaisquer falhas e facilmente vulnerável à esfera emocional. Também tende a sofrer de raiva reprimida e inveja ". O Conselho de ultrapassar estas dificuldades? Aumentar a consciência emocional e aceitar a necessidade de proteção, atenção, muitas vezes disfarçada como uma aparência de orgulho e de independência.

SÍNDROME CRÔNICA, PRISÃO DE VENTRE E INTESTINO IRRITÁVEL.
De acordo com a psicossomática, constipação crônica afeta, de preferência pessoas que têm características tais como a persistência, metódicas e cautelosas. Características que, em casos extremos, levar à intolerância, ao pedantismo e avareza. «É, muitas vezes, uma expressão do estresse contínuo e está ligado a fatores emocionais, ligados a um tipo obsessivo ou estrutura para ansiedade e depressão, colite ", diz Minervino. Também na colite ulcerativa, doença intestinal entre os mais graves, freqüentemente há um forte componente emocional, com a presença de formas depressivas, experiências de perda (como real imagine) e situações vividas como uma ameaça à sua existência. Muitas vezes, as pessoas que são afetadas por viver com dificuldades extremas mudanças no local de trabalho ou no seu ambiente habitual e tendem a inibir a todas as formas de agressão, ' diz Minervino.
http://www.damiduck.it/Dalla%20testa%20al%20corpo%20I%20conflitti%20interiori%20che%20logorano%20L.htm
Você também pode afetar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arvore do Sephirot

CROMOPUNTURA APPLICADA AL SUJOK

LINHAS DE CALLIGARIS